Colocefalectomia – Caso Meggy

Devido a uma luxação coxofemoral traumática, após um acidente doméstico, onde sentaram em cima da pequenina Meggy, uma poodle toy de 3kg, de 10 anos, foi necessário realizar uma cirurgia corretiva.

Antes, vou explicar no que consiste a luxação coxofemoral: Ela nada mais é do que uma afcção traumática, onde ocorre um deslocamento da cabeça do fêmur para fora da articulação do acetábulo, sendo a craniodorsal a mais acometida. Isso pode ocorrer em animais com histórico de displasia coxofemoral, necrose asséptica da cabeça do fêmur, luxações recorrentes e afecção articular degenerativa e traumas causados por acidentes, como por exemplo, atropelamento.

Imagem

Vídeo feito um dia após o trauma que resultou na luxação:

Colocefalectomia

A colocefalectomia,  consiste na remoção cirúrgica da cabeça e do colo do fêmur. É a artroplastia excisional mais comumente realizada. Esse procedimento foi realizado pelo colega cirurgião ortopedista veterinário, Dr. Eloy Curuci. Após 15 dias os pontos serão retirados e em 7-10 dias iniciaremos a fisioterapia com a Dra. Luana Pavan, amiga e colega de profissão.

Imagem

About these ads

Sobre drpatinhas

Médica Veterinária
Esse post foi publicado em Ortopedia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.