Alimentos perigosos para cães – Letra A e B

Abacate – Apesar de muito apreciada por nós, humanos, essa fruta pode causar lesões intestinais,  vômitos, diarréia, necrose nas fibras do miocárdio e até acúmulo de líquido na cavidade torácica e pulmonar, levando a problemas cardíacos e respiratórios. Tudo isso devido a substância chamada persina, encontrada na polpa, na casca e no caro no caroço  desta fruta.

Alimentos industrializadas para bebês – Esses são uma delícia, tanto doce como salgado, toda criança adora. Mas já nossos cães, apesar de parecer inofensivo, pode causar sérios problemas a eles. Além de não ser uma alimentação balanceada para nossos cães, possuem em sua formulação, cebola e alho em pó, e já podemos adiantar aqui que cebola e alho são extremamente perigosos para cães, independente da forma em que são ingeridos. Esses alimentos contém organotiosulfatos (thiosulphate), que em excesso, causam  mal estar, inapetência, diarréia, vômitos, anemia , arritmia, taquicardia e até a morte. Essas substâncias atacam a glóbulos vermelhos sanguíneos, causando anemia hemolítica. Portanto, atenção.

Álcool – Bebidas alcoólicas nem pensar.  É extremamente tóxico para os cães, causando incoordenação, vômitos, convulsões, podendo entrar em choque, coma e mesmo problemas cardíacos se o animal tiver ingerido grandes quantidades. Cerveja, vinho, enfim, todas essas bebidas que nós humanos apreciamos, devem ficar longe de nossos amiguinhos. Cães intoxicados por bebidas alcoólicas ficam bêbados assim como os humanos, porém, os sintomas de embriagues duram por dois dias, levando até mesmo a morte.

Brócolis – O brócolis não é um alimento tóxico, eu mesma de vez enquando ofereço aos meus peludos em pouquissima quantidade, porém, isso se aplica em casos onde o animal ingira no máximo 5%-10% (depende da fotne de pesquisa) por dia, e não mais. Em grandes quantidades, o brócoli possui a substância isotiocinato (isothiocyanate) que pode causar irritação gástrica. Portanto, como eu sempre digo, bom senso na quantidade!

Links relacionados: Toxic Food For Animals / ASPCA

Sobre drpatinhas

Médica Veterinária
Esse post foi publicado em Dieta. Bookmark o link permanente.