Cirurgia da Laika – RLCCr

Conforme eu falei aqui no blog anteriormente, minha pastora preta, de seis anos de idade, a Laika, após ser diagnosticada com rompimento do ligamento cruzado cranial do membro pélvico (ligamento do joelho), também chamado de RLCCr, passou por uma cirurgia ortopédica dia 31 de agosto passado. Conforme já citado anteriormente, esse problema é muito comum em cães, sendo também um fator responsável pela doença degenerativa articular (DDA). Sua origem pode ser traumática e/ou degenaritiva. No caso da Laika, confesso não saber. Imagino que seja traumática, já que é um cão de chácara e vive correndo para todos os cantos.

Imagem ilustrativa: Anatomia de um joelho canino

Diagnóstico de RLCCr: É baseado no histórico de claudicação (manqueira) aguda do animal, não apoiando o membro afetado, no exame físico ortopédico, que consiste no teste de gaveta cranial e teste de compressão tibial , além de radiografia do joelho e tornozelo.

A técnica cirúrgica utilizada para correção desse problema, pelo colega veterinário, Dr. Eloy Curuci, foi a TPLO (tibial plateau leveling osteotomy).  A técnica de osteotomia de nivelamento do platô tibial é usada para neutralizar o efeito do deslocamento cranial da tíbia. Basicamente ela vai nivelar o platô tibial por meio de uma osteotomia curva da parte proximal caudal da tíbia,  ajustando a angulação. Ou seja, a técnica vai mudar o mecanismo do joelho, anulando o declive da superfície do platô tibial, de modo a criar uma nova estabilidade da articulação sem qualquer reparo por suturas (MILLIS, 2010).

No caso da Laika, um dos meniscos, foi retirado também.

A peça utilizada é uma placa de aço como esta ilustrada abaixo

Logo após a cirurgia, mantive a atadura da Laika por 7 dias. A medicação oral incluiu: Dipirona, cloridrato de tramadol, carprofeno, cefalexina, e omeprazol. No sétimo dia ela começou a fisioterapia, a principio, uma sessão por semana com exercícios diários em casa também.

Após cirurgia (ainda sob efeito anestésico em casa)

4° dia pós cirurgia – já passeando e se movimentando bem

6° dias pós cirurgia

7° dia pós cirurgia. Sem bandagem após sua 1* sessão de fisioterapia.

Amanhã será a segunda sessão de físio e já poderemos retirar os pontos. Em breve contarei mais.

Sobre drpatinhas

Médica Veterinária
Esse post foi publicado em Ortopedia. Bookmark o link permanente.